quinta-feira, 5 de julho de 2012

Sessão 8 - Eu quero ser professora.

Quando eu escolhi fazer um curso de licenciatura (e sim, eu escolhi fazer um curso de licenciatura, não foi a minha última opção), o comentário mais gentil que eu recebi foi grosseiro o suficiente para eu não querer nem lembrar. As pessoas me olhavam com aquele olhar de pena que normalmente é dado a pacientes terminais. Era incrível como todo mundo achava que ou eu seria pobre, ou infeliz, ou frustrada, ou não confiante o suficiente para tentar um “curso de verdade”, aquilo me magoava, eu não deixava transparecer, mas me magoava. Eu escolhi fazer um curso de licenciatura porque quando eu imagino o meu futuro, eu me vejo em uma sala de aula... E eu estou sorrindo. Provavelmente eu escolhi licenciatura porque nunca admirei nenhuma profissão tanto quanto admirei a do professor. Algumas pessoas admiravam astronautas, advogados, médicos, atrizes, cantores... Eu admirava professores. E é isso que eu quero ser, alguém que eu admiro, alguém que fará por alguém, aquilo que os meus professores fizeram por mim: Me ensinaram, acima de qualquer coisa, a ser uma pessoa melhor. E depois de tantos “Letras? Sério? Vai ser professora? Boa Sorte!”, eu posso responder que sim, muito mais feliz do que aquele estudante de direito ou engenharia frustrado porque faz o que dá dinheiro e não o que ama. Porque todo o mundo tem o hábito de achar que o Colégio é um inferno na Terra e outros exageros, mas, para mim, uma sala de aula, com toda a loucura, gritaria e loucura, é o lugar onde eu encontro paz.

Um comentário:

  1. Você vai tão longe sabia? Espero que meus filhos tenham o prazer de serem seus alunos.

    ResponderExcluir